CAPACITORES
- Erivelton Macedo dos Reis
- 26 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Capacitores são elementos reativos que reagem à passagem de corrente através do acúmulo de cargas elétricas, ou seja, o capacitor é capaz de armazenar energia eletroestática. Os capacitores mais comuns são construídos por duas placas condutivas (metálicas), separadas por um material dielétrico (material isolante).
O princípio de funcionamento de um capacitor acontece quando uma tensão elétrica é aplicada entre suas placas condutoras, conhecidas como “armaduras”. Um lado da armadura condutora armazena cargas positivas, o outro lado armazena cargas negativas. As cargas são acumuladas de igual modo, balanceado, tanto cargas negativas quanto as positivas possuem o mesmo valor em módulo.
O material dielétrico utilizado para isolar as placas geralmente da o nome ao capacitor (cerâmica, poliéster, mica e etc.). Podemos dizer que a principal função de um capacitor é acumular cargas elétricas em um circuito para posteriormente descarregar estas mesmas cargas.
O período de carga de um capacitor é denominado de regime transitório, após o mesmo estar plenamente carregado, ou seja, estável ele passa para um regime denominado permanente.
TIPOS DE CAPACITORES
Os capacitores comerciais são denominados de acordo com o seu dielétrico. Os mais comuns são os capacitores de ar, mica, papel e cerâmica, além do tipo eletrolítico. Esses tipos são comparados na Tabela 14-1. A maioria dos capacitores pode ser conectada aos circuitos elétricos em se dar importância à polaridade. Mas os capacitores eletrolíticos e certos capacitores cerâmicos têm a sua polaridade marcada para indicar que lado deve ser ligado ao lado mais positivo de um circuito.


Kommentare